Páginas

Quem trai mais os homens ou as mulheres ?

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Eternamente Diva - Cher *-


Cher - Diva Eternamente *


Cher nasceu em El Centro, Califórnia, às 7h25min do dia 20 de maio de 1946, filha de John Sarkisian, um refugiado armênio que trabalhou como caminhoneiro, e Georgia Holt (nascida Jackie Jean Crouch no Condado de Sharp, Arkansas, em 20 de junho de 1927).

É de ascendência alemã, armênia, cherokee, francesa, inglesa e irlandesa. Seus pais casaram e divorciaram duas vezes, e viveram juntos uma terceira vez. Seu pai abandonou o lar quando ela tinha dois anos de idade por conta do vício em drogas. Ela foi criada principalmente com sua mãe e sua meio-irmã, a atriz Georganne LaPiere, filha de John Southnall, terceiro marido de Georgia.
Os primeiros anos para Cher e sua mãe, uma garçonete e aspirante a modelo e atriz oito vezes divorciada, foram muito difíceis financeiramente. Georgia a colocou em um
orfanato católico por um breve período de sua infância e fez algumas participações em filmes de pequeno porte como meio de sustentar a família.

A adolescência de Cher foi conturbada, uma vez que seu desempenho escolar era ruim por conta da dislexia (diagnosticada tardiamente aos trinta anos de idade) e a falta de dinheiro tornava-se cada vez mais agravante. Em 1961, o banqueiro Gilbert LaPiere, quarto marido de Georgia, a adotou e lhe deu seu sobrenome.
Aos quinze anos, Cher assistiu à mãe nos palcos e ficou fascinada com a ideia de se tornar atriz. Durante essa época, Georgia deu algumas aulas para a filha com o intuito de orientar sua carreira em
Hollywood. Decidida a tornar seu sonho real, Cher saiu da Fresno High School no final de 1962 e se mudou para Los Angeles aos dezesseis anos. Ela tinha pouco dinheiro na época e vivia na miséria, trabalhando como empregada doméstica para pagar as aulas de interpretação, as quais nunca aconteceram. Sobre essa época, Cher disse:

Em
1963, Cher conheceu Sonny Bono (onze anos mais velho que ela) em uma cafeteria. Cher estava desempregada e sem dinheiro, e Sonny vinha se estabelecendo como celebridade local, com algumas participações prévias em programas de televisão. Inicialmente os dois viveram uma paixão platônica, dividindo o mesmo apartamento, porém, dormindo em camas individuais. Mais tarde, assumiram um relacionamento e casaram, em outubro de 1964.

Antes de se tornarem conhecidos como Sonny e Cher, o duo obteve repercussão na cena underground, assinando com a gravadora Atco Records e lançando um álbum sob o nome de "Caesar & Cleo" em tiragem limitada. O primeiro álbum de "Sonny & Cher", Look at Us, foi lançado no verão de 1965. O compacto "I Got You Babe" chegou ao primeiro lugar nos Estados Unidos e no Reino Unido simultaneamente em agosto de 1965, tornando o casal excêntrico em febre mundial por vezes comparada a Beatlemania. Sonny e Cher, com suas franjas e calças coloridas, foram os principais precursores do movimento contracultural hippie. Cher tinha dezenove anos de idade, Sonny trinta.
Com a explosão do "fenômeno Sonny & Cher", a dupla viajou por vários países com a turnê mundial
Wondrous World Tour, que bateu recordes de público e de lucro para a época. Embora fosse apontada no início como uma adolescente tímida e desajeitada, Cher logo superou o susto com a fama mundial e se firmou como a parte mais importante da dupla. Seus figurinos exóticos e a mistura de inocência infantil com sensualidade adulta que explorava em ensaios fotográficos e videoclipes tornaram dela um dos maiores ícones trend-setters da cultura hippie. Cher popularizou modas como a minissaia, as unhas coloridas, a franja e a calça boca-de-sino, de criação própria, entre adolescentes e mulheres jovens, e adotou um comportamento ousado e provocativo em shows.
Mesmo com o fim de sua carreia por opisão, Cher encanta o público até os dias atuais.
Sua carreira foi marcada por muitas polêmicas, ousadia e críticas.

Cher possui muitas realizações e recordes, veja abaixo:

É a artista feminina com mais idade a ocupar a primeira posição no Hot 100, com "Believe" em 1999.
É a única artista feminina a chegar a primeira posição no
Billboard Charts nas décadas de 60, 70, 80, 90 e 00.
É a artista com o maior intervalo de tempo entre o primeiro e o mais recente single número um no
Hot 100.(33 anos entre "I Got You Babe", 1965, e "Believe", 1999)
É a única artista feminina na história a emplacar cinco singles no top 20 do
Hot 100 simultaneamente.

Apareceu 13 vezes na capa da revista People, mais do que qualquer outro artista.
"
Gypsies, Tramps and Thieves" é o single mais vendido de 1971, com 3 milhões de cópias.
"
The Shoop Shoop Song (It's In His Kiss)" é o single por uma artista feminina mais vendido de 1991 no Reino Unido, com 7 milhões de cópias.

"Believe" é o single por uma artista feminina mais vendido da história, com 12 milhões de cópias em todo o mundo.
"
The Music's No Good Without You" foi o primeiro single por um artista não-russo a chegar a primeira posição no Russian Airplay Chart, em 2001.

Believe é o álbum de dance music mais vendido de todos os tempos, com 20 milhões de cópiasnot.com.mercial é o álbum físico mais vendido da história da internet, com 2,5 milhões de cópias.

É a artista com mais canções de um único álbum a chegar a primeira posição no Hot Dance Club Songs. (cinco faixas do álbum Living Proof)
É a terceira artista feminina que mais vendeu na história,
com 180 milhões de álbuns e 70 milhões de singles.
Living Proof: The Farewell Tour é a segunda turnê por uma artista feminina solo mais bem sucedida de todos os tempos, com 290 milhões de dólares arrecadados.
O especial de TV Cher: The Farewell Tour, exibido em abril de 2003 pela NBC, é o concerto por um artista solo mais visto da história da TV americana, com 17 milhões de telespectadores.
É a artista feminina solo que mais arrecadou em turnês, com faturamento total de 900 milhões de dólares.

É a terceira artista mais rica do planeta (atrás de Paul McCartney e David Bowie), com uma fortuna pessoal avaliada em 1 bilhão de dólares.
É a segunda mulher mais rica do planeta, atrás de
Oprah Winfrey.
Vetou seu nome da lista das celebridades mais ricas do mundo da revista
Forbes.

É uma das poucas artistas a ganhar o Oscar, o Globo de Ouro, o Grammy e o Emmy por seu trabalho multimídia.

Detém o título de maior artista feminina de todos os tempos.
O canal
A&E a numerou como a terceira maior atriz da história de Hollywood, atrás de Audrey Hepburn e Katharine Hepburn.

Para saber sobre a carreira de Cher acesse: www.officialcherfanclub.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores